Tudo sobre disjuntores: entenda sua importância e saiba como funcionam
08.01.2024 | Postado por chili.latam
Proteja suas instalações com os disjuntores da loja STECK. Descubra a importância dos disjuntores e como eles funcionam.
Para conferir segurança às instalações elétricas, é indispensável o uso de dispositivos que protejam e mantenham seguro seu projeto. Incluir dispositivos de proteção auxilia na proteção das instalações e das pessoas.
No meio da variedade de dispositivos que trabalham na proteção de projetos, destacam-se os disjuntores, amplamente utilizados em instalações elétricas para proteção.
Entenda a importância dos disjuntores e como eles funcionam a seguir.
Disjuntores: Entenda sua importância e saiba como funcionam
O que são os disjuntores?
O disjuntor é um dispositivo eletromecânico utilizado em instalações elétricas com fim de proteção contra sobrecargas e curtos circuitos.
Os disjuntores podem ser encontrados de diversas capacidades e tamanhos, que variam de acordo com a demanda de cada circuito e carga elétrica. Veja quais os principais a seguir.
Disjuntor bipolar
O disjuntor bipolar é um tipo específico que possui dois pólos ou vias de interrupção.
Os disjuntores bipolar são frequentemente utilizados em sistemas elétricos com tensão de 220V ou 240V. Eles são utilizados em instalações elétricas de aparelhos ou equipamentos que exigem maior proteção e segurança.
Disjuntor geral
Esse disjuntor é comumente usado para se referir ao disjuntor principal de uma instalação elétrica. O disjuntor geral é instalado logo após o ponto de entrada da energia elétrica na edificação.
Esse tipo de disjuntor protege toda a corrente elétrica de um sistema, mantendo fios, cabos e equipamentos protegidos de possíveis danos causados por sobrecargas e curto circuitos.
Disjuntor unipolar
O disjuntor unipolar é um tipo de interruptor que possui apenas um polo ou via de interrupção.
Por conta de seu sistema monofásico ele atua em um valor nominal de 110V ou 220V. Utilizado para proteger de forma rápida, evitando danos em fios, aparelhos elétricos e a própria instalação elétrica.
Os disjuntores unipolares são comuns em instalações elétricas residenciais ou comerciais de baixa capacidade.
Disjuntores comerciais
Como seu próprio nome indica, os disjuntores comerciais são usados em instalações elétricas de espaços comerciais, como lojas, escritórios, restaurantes, supermercados, entre outros.
Esses dispositivos atendem as necessidades elétricas específicas dos locais e garantem segurança e proteção dos sistemas elétricos.
O disjuntor comercial precisa ser dimensionado corretamente de acordo com a carga elétrica da instalação, esses disjuntores precisam ser instalados e aprovados por profissionais protegidos.
Disjuntores residenciais
O disjuntor residencial são dispositivos elétricos essenciais em instalações residenciais. Eles protegem o sistema elétrico das residências contra sobrecargas e curtos-circuitos.
Disjuntores eletrico
O disjuntor elétrico se refere a diferentes tipos de disjuntores que possuem componentes eletrônicos para controlar a corrente elétrica e oferece proteção em determinadas aplicações.
Os disjuntores elétricos são separados em duas principais categorias: Disjuntor digital e eletrônico. Geralmente esse tipo de disjuntores são aplicados em indústrias, residências e especialmente em locais que possuem alto nível de precisão e proteção.
Disjuntor 25a, 32a, 50a
Os disjuntores 25a, 32a e 50a se referem às capacidades nominais de corrente elétrica que os dispositivos suportam.
Os disjuntores 25a suportam até 25 amperes de corrente elétrica. Geralmente são utilizados em circuitos de baixa corrente elétrica.
Os disjuntores 32a possuem capacidade de suportar até 32 amperes. Esses são utilizados em circuitos de média potência, como cozinhas e chuveiros.
Os disjuntores 50a suportam até 50 amperes e usados em circuitos de maior potência, geralmente alimentam aparelhos com maior consumo elétrico.
Disjuntores de curva b
Esse tipo específico de disjuntor conhecido como disjuntores curva b possuem uma característica de atuação adequada para proteger circuitos com cargas que possuem correntes de partida mais elevadas.
A curva B indica que o disjuntor é mais sensível a correntes de curto circuito e sobrecargas moderadas, ocasionando em um desligamento mais rápido nessas situações.
Disjuntores monofásicos
Os disjuntores monofásicos são dispositivos de proteção utilizados em sistemas monofásicos, ou seja onde a energia é fornecida por uma única fase.
Disjuntores DR
O disjuntor dr é um dispositivo que tem como principal função interromper correntes de fuga a terra, conhecidas como correntes de fuga de terra.
O dr disjuntor é projetado para monitorar a diferença entre a corrente que entra e a corrente que sai.
Existem diferentes tipos de DR, cada um com sua especificação que é identificada por sua corrente nominal de atuação. Quanto menor a corrente nominal, maior é a sensibilidade dos disjuntores dr.
O DR elétrico é especialmente importante em ambientes onde a segurança elétrica é uma preocupação, como residências e áreas de trabalho com contato direto com a eletricidade.
Qual a importância de usar disjuntores
O uso dos disjuntores é de extrema necessidade em qualquer instalação elétrica, seja em residências, estabelecimentos comerciais, reforçados ou outras edificações.
Os disjuntores têm papel de proteção do sistema elétrico e proteção das pessoas. Eles detectam e interrompem o fluxo de corrente quando ocorrem sobrecargas.
Ao interromper o fluxo eles evitam o superaquecimento dos fios prevenindo o risco de possíveis incêndios e evitando quaisquer tipos de choques elétricos.
Além disso, os disjuntores são dispositivos de fácil instalação e manutenção, permitindo ser ajustado a capacidade de corrente de acordo com a necessidade de cada circuito.
Como funcionam os disjuntores?
Os disjuntores funcionam como uma detecção de sobrecarga ou curto circuito, eles são projetados para monitorar a corrente elétrica que passa por eles. Quando há uma sobrecarga, ou curto a corrente aumenta significamente e ultrapassa o limite preestabelecido para ele.
A partir disso o interruptor atua interrompendo o fluxo de corrente elétrica no circuito. Essa ação acontece de forma rápida e faz com que não haja danos aos cabos, equipamentos e à própria instalação elétrica.
Após a ocorrência da sobrecarga ou curto-circuito o disjuntor precisa ser rearmado manualmente ou pode ser restaurado automaticamente (em eletrônicos).
Os disjuntores cumprem um papel de extrema importância na proteção dos sistemas elétricos. O seu uso adequado é uma medida fundamental para promover a segurança e preservar equipamentos.
Conheça os melhores disjuntores para proteção na loja STECK! Garanta mais segurança para suas instalações. Clique no link e adquira os melhores produtos para atender suas instalações elétricas. Visite nossa loja aqui!