Está chovendo e caindo muitos raios, e um deles atinge sua casa ou as proximidades e queima todos os aparelhos eletrônicos que estavam conectados na tomada. Isso soa familiar? Pois saiba que existe uma forma de proteger os equipamentos contra grandes tensões ocasionadas por raios ou manobras de rede. Para isso é preciso usar o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).

Esse aparelho, quando dimensionado e instalado corretamente, no momento em que detecta um surto (aumento súbito de voltagem), desvia a tensão a mais para o sistema de aterramento, evitando a queima dos eletrônicos. 

Por não ser obrigatório, muitas pessoas optam por não o incluir nos projetos elétricos, por acreditar que farão economia. Porém, na realidade, a prevenção que ele oferece garante maior durabilidade dos equipamentos e, consequentemente, economia, já que não será necessária a troca em razão de queima. 

Os profissionais da Steck alertam que os surtos na rede elétrica não acontecem apenas com raios, mas também por anomalias na instalação, ou até mesmo devido a manobras de rede feitas pela concessionária. Assim, nem sempre é possível prever quando a sobretensão vai ocorrer, para desconectar os aparelhos da tomada, por exemplo. Por isso, ter o DPS representa uma segurança maior para todos, sempre. 

Pensando na proteção de equipamentos de alto valor para o consumidor final, a Steck tem disponível no mercado duas linhas de DPS: Monobloco – corpo único; e Cartucho – no qual é possível trocar apenas o cartucho por um refil, quando o DPS chegar ao fim de sua vida útil. São produtos de 15 kA a 65 kA, que atendem a todo o escopo de aplicações do País.