Um dos principais desafios da sociedade atual é com a reciclagem e a destinação correta dos resíduos, principalmente os eletrônicos. No Brasil, a coleta seletiva ainda não é amplamente divulgada e de fácil acesso em todos os locais, como consequência, apenas 3% do lixo no País é reciclado. Entre os tipos de resíduo, um dos mais danosos para o meio ambiente é o de produtos eletroeletrônicos, porque, em sua maioria, esses equipamentos possuem metais pesados que podem prejudicar ainda mais o solo e o ambiente. A estimativa da ONU é de que o Brasil produza 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, e seja o principal produtor da América Latina. 

Por isso, reciclar corretamente seus resíduos é de extrema importância para garantir um planeta mais limpo. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas de como destinar corretamente os seus equipamentos.

1 – O mais importante, é encontrar próximo a você locais que recolham produtos eletrônicos para reciclagem. Hoje existem diversas iniciativas, organizações e empresas de materiais de construção que trabalham com a reciclagem pós-consumo. Além disso, algumas prefeituras também oferecem espaços para o descarte correto.  

2 – Tendo onde reciclar, é hora de separar o lixo. É importante diferenciá-lo por tipo, já que cada um tem um processo de reciclagem diferente, e muitas vezes são aceitos em locais alternados. A separação pode ser feita colocando cada tipo de resíduo em uma embalagem, como fios, pilhas, eletrônicos (computadores, smartphones), eletrodomésticos, lâmpadas etc. Importante: caso algum desses materiais esteja quebrado, é necessário envolvê-lo com jornal ou outro material que impeça acidentes com quem for manejar o resíduo. 

3 – Compartilhe as boas práticas: para que o problema dos resíduos seja resolvido no País, é importante que as ações individuais se tornem coletivas, por isso, compartilhe com os amigos e familiares o caminho da reciclagem. Peça ao condomínio ou ao bairro para aplicar a coleta seletiva. 

4 – Reciclar é importante, mas não podemos esquecer de reduzir. Sempre que possível, opte por produtos de vida útil mais longa, para que a geração de resíduos seja menor, e considere a troca e a doação de materiais. Às vezes, algo que não faz mais sentido para você pode ser aproveitado por outra pessoa, criando uma corrente do bem. 

Para colaborar com a questão, a Steck possui uma parceria com a Green Eletron, que garante a destinação correta dos resíduos enviados de volta à empresa pelos revendedores. Entre os produtos que fazem parte do programa, estão: campainhas (dois modelos) e minuterias para trilho DIN da linha de comando e proteção, além dos módulos de cigarra eletrônica, carregador USB, variadores de iluminação e ventilação das linhas de tomadas residenciais Stella® e Sophie®.