A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é o motivador de muitos projetos e mudanças na sociedade. Alguns meios alternativos têm sido criados para assegurar que o planeta seja tratado da melhor forma, sem que precisemos mudar drasticamente nossa forma de vida. De canudos de papel a carros elétricos, muito tem sido feito para melhorar nossa relação com o planeta. 

Os carros elétricos, uma tendência de mobilidade mundial, vão se popularizando conforme as tecnologias se tornam mais acessíveis. Segundo  um estudo da FGV Energia/Accenture, até 2030 o número global de carros elétricos deve alcançar 140 milhões. Se, há poucos anos, um veículo movido a eletricidade era coisa de ficção científica, hoje é uma realidade para muitos. No Brasil, as vendas de carros elétricos e híbridos superaram a marca das 30 mil unidades de janeiro a novembro de 2021, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), do Ministério de Infraestrutura. 

Mas como funciona o carregamento de um carro elétrico? Atualmente, existem diversos carregadores adaptados às necessidades dos usuários, entre eles, o carregador portátil, que garante maior controle e  autonomia da própria bateria, já que não é preciso alterar o trajeto para encontrar um ponto de carregamento. Muitos modelos, como o da Steck, permitem o uso em qualquer garagem, posto de gasolina ou shopping habilitado com tomada industrial.

Outro benefício para os usuários do carregador veicular da Steck é o carregamento mais rápido. Ele é habilitado com três seletores, que permitem ao usuário decidir qual é a potência (carga mais rápida ou mais lenta), e se há programação de recarga.

Já o recurso plug & play veio para trazer praticidade ao dia a dia. É necessário apenas uma entrada industrial de 32 A, para realizar o carregamento, e um plugue tipo 2, padrão europeu e compatível com a maior parte dos carros elétricos. 

E, claro, segurança não pode faltar. Para isso, o carregador vem equipado com um display Oled que protege contra as variações de corrente e voltagem, curtos, chuvas e poeira (tipo A RCD – proteção AC – proteção IP65).

Passo a passo de como usar

O carregador veicular portátil Steck é capaz de carregar o veículo a qualquer momento, em qualquer lugar. Seu conector universal o faz ser compatível com todos os veículos elétricos de plugue tipo 2. Sua potência de carregamento varia entre 1 kW e 7,7 kW, e seu uso é feito em seis passos:

  1. Primeiro, conecte o plugue Steck à tomada.
  2. Depois, pressione o botão “Amps”, para alternar a corrente de carregamento. 
  3. Pressione o botão “Timer”, para programar o início do carregamento (com, no máximo, nove horas de atraso).
  4. Confirme no display os parâmetros configurados.
  5. Conecte o  plugue tipo 2 ao conector do carro.
  6. O LED aceso indica que o carregador está em funcionamento.

E quais são as funcionalidades disponíveis?

O carregador portátil universal da Steck oferece: 

  1. Proteção de fuga de corrente residual: tipo A RCD (Proteção AC).
  2. Proteção contra sobrecorrente.
  3. Proteção contra sobretensão.
  4. IP44 proteção contra projeção de jatos de água.
  5. Mudança da corrente de carregamento com o botão “Amps”.
  6. Configuração do tempo para iniciar o carregamento por meio do botão “Timer”.
  7. Memória de configurações anteriores.
  8. Um ano de garantia Steck.

Mais informações podem ser obtidas no link:  https://www.steck.com.br/pt/carregador-veicular.