Como ter uma casa automatizada de verdade
09.02.2022 | Postado por Raphaella Abrahao
A automação residencial, ou a casa inteligente, existe para facilitar a rotina, tornar mais simples realizar as atividades cotidianas, ou fazer com que sejam automáticas, pois diminui os esforços em ações que já podem ser feitas pela tecnologia.
De uma tarefa simples, como acender uma lâmpada, até controlar a temperatura ambiente, a automação pode estar presente em todos os cômodos da residência. O grande segredo é ser capaz de sincronizar os diferentes dispositivos e, com isso, criar um ambiente totalmente automatizado.
Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para lhe ajudar:
1- Conheça a sua rotina
Pode parecer simples, mas saber com detalhes a sua rotina é fundamental para que a casa inteligente funcione da melhor maneira. Por isso, conheça os horários em que você acorda, sai e chega em casa, quando toma café, apaga as luzes etc. Quando você conhecer bem como interage com sua casa, ficará bem mais fácil programar os aparelhos inteligentes. E lembre-se: uma casa automatizada deve trabalhar de acordo com as suas necessidades, e não o contrário.
2- O que automatizar
Qual automação faz sentido para você começar? Ter uma cafeteira que liga automaticamente parece legal, mas às vezes não é o item mais utilizado da casa, por isso, automatizá-la inicialmente pode não ser a melhor ideia. Por isso, pense em qual comodidade você gostaria de ter primeiro. Chegar em casa com o ar-condicionado já funcionando na temperatura ideal? Ter lâmpadas inteligentes para poder apagar ou acender a distância?
3- Conectando tudo
Definido o que será automatizado e qual é a rotina na casa, é hora de combinar os dispositivos, para potencializar o que eles podem fazer. Por exemplo, quando você destravar a fechadura eletrônica da porta, as luzes do corredor e da sala se acendem, em uma programação de cores e intensidade específicas; todos os dias, ao chegar em casa, a temperatura do ar-condicionado está em 20 °C; a cortina do quarto abre todos os dias, junto com o despertador; e a cafeteira já começa a funcionar. Enfim, a imaginação e suas necessidades são o limite.
Para conhecer mais sobre automação residencial, os produtos disponíveis e como instalar, pode conferir no site da Smarteck.