Os reajustes elevados nos valores e tarifas na conta de luz continuam sendo foco de atenção. O País está passando pela pior seca desde os anos 1990, e com isso o custo para gerar energia vem aumentando exponencialmente.  

Por isso, separamos algumas dicas e orientações para que você continue aproveitando sua vida conectada, de forma econômica. 

  • Use aparelhos elétricos eficientes

Com o passar do tempo, os eletrodomésticos costumam se tornar menos eficientes e acabam puxando mais energia para funcionar normalmente. Então é preciso ficar atento se é necessário substituí-los por aparelhos mais novos e com o selo Procel de eficiência energética.

  • Fique de olho no carregador de celular

Sabe quando deixamos o carregador do celular ligado na tomada mesmo quando o aparelho já está 100% carregado? Isso consome energia elétrica que não será utilizada. O fio continua puxando energia mesmo sem estar conectado, gerando um gasto extra e possíveis acidentes se sua rede elétrica não estiver atualizada e saudável; então, remover o conector da tomada após seu uso é sempre a melhor escolha.

  • Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos

Preguiça de desligar e ligar os aparelhos após seu uso custa caro no fim do mês. Quando deixamos os aparelhos ligados em “modo de espera”, não paramos o gasto de energia, apenas reduzimos sua quantidade. Então é importante continuar atento aos aparelhos que ficam ligados em standby, quando não há necessidade de um gasto extra. Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Assim como os carregadores de celular, é importante estar atento à necessidade de manter os conectores nas tomadas.

  • Escolha lâmpadas ‘smart’

As lâmpadas smart consomem menos energia que as convencionais. Isso acontece porque a possibilidade de programar sua intensidade, e seus horários de funcionamento, torna a economia muito mais eficaz. Outro fator positivo são seus sistemas de iluminação LED, uma solução mais eficiente diante das lâmpadas tradicionais de filamento de tungstênio ou mesmo fosforescentes.

  • Confira os fios de casa

Manutenções preventivas e periódicas na rede elétrica são a melhor forma de identificar fios desencapados ou expostos, evitando possíveis acidentes, itens queimados e perda desnecessária de energia. A manutenção deve ser feita em caso de suspeita (como cheiro de queimado, queda de luz, superaquecimento, contas com valor muito acima do normal) ou periodicamente (normalmente a cada cinco anos).

Além de ajudar na redução de gastos, a economia de energia é uma forma sustentável de ajudar o planeta, já que boa parte da eletricidade no Brasil vem das hidrelétricas, e a preservação de recursos naturais é imprescindível, especialmente em tempos nos quais as reservas hídricas vêm diminuindo todos os dias.

Por isso, a Steck desenvolveu aparelhos inovadores para ajudá-lo a ficar conectado, enquanto protege o planeta. Confira nosso catálogo em: https://www.steck.com.br/pt/residencial