Com a energia mais cara, tornou-se ainda mais importante encontrar formas de economizar e acompanhar o consumo ao longo do mês, para evitar surpresas com a conta e ter um controle maior dos gastos. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é importante entender como é feito o cálculo da conta.

A cobrança de energia é baseada no sistema de bandeiras tarifárias anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas bandeiras – verde, amarela, vermelha patamar I e vermelha patamar II – são definidas de acordo com a oferta energética do País. Em períodos de seca, como a que vivemos, com a diminuição nos reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas, ocorre o acionamento das usinas termelétricas e, consequentemente, o aumento no valor da conta, já que a obtenção dessa energia é mais onerosa para o consumidor.  

Para auxiliar nesse controle, uma opção é o uso de aparelhos inteligentes, uma vez que eles permitem o acionamento e o desligamento de forma programada e adaptada ao dia a dia do usuário. Com isso, evitam o uso desnecessário de energia.  

Com a Linha Smarteck, da Steck, composta por diversos produtos de automação residencial, é possível aumentar a eficiência energética dos aparelhos. São opções de elétrica e iluminação, como interruptores internos e externos, plugue inteligente e lâmpadas; segurança, como fechadura eletrônica e câmeras internas e externas; e controle universal infravermelho. Todos eles são conectados com um único aplicativo exclusivo, que, entre outras finalidades, permite o acompanhamento dos gastos energéticos. Dessa forma, o usuário pode ter uma base de cálculo para prever o valor da fatura ao final do mês e saber quais os equipamentos mais gastam energia, a fim de adaptar a rotina para que esse uso seja reduzido. 

A Linha de produtos Smarteck combinam foram desenvolvidos para combinarem com todas as casas, pois apresentam um design moderno, jovial e elegante. Além disso, a lâmpada, por exemplo, pode ser programada em diversas cores para combinar com o momento ou somar na decoração de algum ambiente.

Além da utilização de produtos que garantem maior eficiência energética, como a Linha Smarteck, outras atitudes podem ajudar a economizar na conta de energia: ajustar a temperatura da geladeira, tomar banhos mais rápidos e usar lâmpadas de LEDs, por exemplo. Elas consomem até 87% menos energia que as incandescentes, além de terem durabilidade maior.