Com 240 mulheres em seu quadro, a STECK, fabricante de materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial, lança um programa para estreitar a comunicação entre funcionárias, que correspondem a 37% do efetivo dividido entre a matriz na capital paulista e a unidade fabril em Manaus (AM).

Batizado de “STECK por Elas”, o programa sob supervisão do RH passa a reunir, a cada 2 meses, durante o expediente, um grupo de 15 mulheres para uma roda de discussão sobre temas que cercam a realidade feminina, em especial no ambiente corporativo. A duração prevista dos encontros é de duas horas, período ocupado principalmente por apresentações, discussões e dinâmicas.

“A crescente evolução e exposição da mulher no mercado de trabalho gerou um paradigma quanto a sua equidade com o homem, seja em capacidade ou em competências, além dos frequentes casos de assédio e violência”, analisa Karina Callegari, gerente de RH da STECK. “Nosso objetivo é promover um ambiente harmonioso entre homens e mulheres, onde um respeita o espaço do outro interagindo assim como o são: iguais”, completa.

O programa pretende discutir, em princípio, questões como equidade, combate ao assédio, relações no trabalho, espaço da mulher na alta gerência, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e como uma empresa diversa traz melhores resultados. As ações e propostas levantadas em reunião serão apresentadas à diretoria. Sobre assédio em especial, a empresa conta com um canal terceirizado, especialista no assunto, para receber e apurar eventuais denúncias. Como a reuniões envolverão uma quantidade específica de participantes, os temas abordados serão compartilhados para toda a empresa por meio das ferramentas de comunicação interna.

Entre a quantidade expressiva de mulheres em um setor tradicionalmente “masculino”, sobram boas histórias. Como a de Tatiana Neves, que começou como follow-up na área de vendas há 23 anos e hoje ocupa a gerência da filial argentina. Ou a de Kamila Santana, eletricista, que há nove anos atua na montagem e testes de painéis elétricos.

A nossa gerente de RH, Karina Almeida, concedeu uma entrevista para a Jovem Pan News, falando sobre o Steck Por Elas, confira: