Todos os anos, os acidentes envolvendo energia elétrica causam um grande número de tragédias. Segundo dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no ano passado, os choques elétricos fizeram 599 vítimas fatais. Houve ainda 215 ocorrências não fatais. O problema envolve tanto profissionais da área quanto usuários do sistema, de ambos os sexos e das mais diversas faixas etárias.

  

Especialista na fabricação de materiais elétricos para uso industrial, comercial e residencial, a Steck tem como preocupação justamente ajudar a garantir a segurança do consumidor e do instalador elétrico por meio das soluções que oferece.

Partindo desse princípio, a empresa está lançando no mercado brasileiro a Linha Safe®, composta por seis dispositivos de proteção mecânica e um cadeado, que têm como objetivo oferecer segurança aos operadores contra o acionamento involuntário e indevido dos seguintes equipamentos elétricos: Minidisjuntor, IDR, Disjuntor Caixa Moldada e Plugues Industriais (veja detalhes no quadro).

Conforme destaca a empresa, acionamentos indevidos ou acidentais desses dispositivos durante a manutenção da rede elétrica podem causar acidentes graves. Assim, a função da Linha Safe® é preservar a segurança de quem estiver realizando serviços nas instalações elétricas, conforme exige a NR 10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho).

 

Os dispositivos são fabricados em material termoplástico e o princípio de ‘travamento’ das soluções varia conforme o modelo. Alguns requerem apenas o encaixe, enquanto outros, além do encaixe, precisam de aperto, feito por meio de um parafuso específico que vai na peça. De acordo com a empresa, os dispositivos são de fácil instalação. “Todos os modelos podem ser instalados manualmente e sem o uso de ferramentas”, destaca Ricardo Martuchi, engenheiro elétrico e desenvolvimento de produtos na Steck. Segundo o especialista, ao utilizar a Linha Safe®, o operador tem a garantia de que o sistema não será ligado enquanto ele estiver mexendo na instalação elétrica. “O principal objetivo é dar a segurança ao operador, principalmente em casos de manutenção na rede elétrica”. Os dispositivos de proteção da Linha Safe® são comercializados individualmente e podem ser aplicados em todos os tipos de instalações, tais como residenciais, comerciais e industriais.

No Brasil a regulamentação nessa área é feita pela NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, mas, conforme alerta Ricardo Martuchi, ainda existem muitos casos em que as empresas ou os eletricistas não seguem os procedimentos estabelecidos na referida norma. Para o especialista, é essencial que os próprios trabalhadores tenham consciência da importância de respeitar as regras de segurança nessa área. “A fiscalização é necessária, mas, antes disso, a conscientização de quem faz o trabalho em instalações elétricas é muito importante. Vale lembrar que quem não cumpre a norma pode ser penalizado. E, mais do que isso, o que está em jogo é a vida”, complementa Martuchi.

—–

(QUADRO)

Cada modelo da Linha Safe® atende a uma gama de produtos, conforme abaixo:

BLOD63 Bloqueio Trava p/ Mini-disjuntores até 63A e IDR

BLOD125 Bloqueio Trava p/ Mini-disjuntores 80/100/125A 

BLOD250 Bloqueio Trava p/ Disjuntores Caixa Moldada 63/100/250A

BLOD800 Bloqueio Trava p/ Disjuntores Caixa Moldada 400/630/800A

BLOD1250 Bloqueio Trava p/ Disjuntores Caixa Moldada 1250A

BLOP250 Bloqueio Trava p/ Plugues 16A-250A

CADVM Cadeado p/ Bloqueio de Disjuntores (cadeado de haste Ø 6.00

mm de diâmetro, recomendado para utilizar em conjunto com os dispositivos, evitando o destravamento acidental)